Após uma forte tempestade atingir a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) no último dia 22 de setembro, a Toyota precisou suspender as linhas de produção de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) também. As plantas são responsáveis pela produção de Corolla e Corolla Cross para o mercado nacional. O Yaris Cross, que seria nacional e a maior aposta da marca para 2025, também teve seu lançamento reprogramado.
‘Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).’
No entanto, a marca não quer deixar as plantas do interior paulista paradas por muito tempo. Enquanto ainda levanta os prejuízos em Porto Feliz, a Toyota já está sondando outras unidades da empresa para o fornecimento dos propulsores com o intuito de manter Sorocaba e Indaiatuba rodando, segundo a própria empresa informou em comunicado, uma vez que a reconstrução ‘levará meses’.
O comunicado da Toyota também informou que ‘ iniciou tratativas com os sindicatos em busca de alternativas que visem à manutenção dos empregos dos colaboradores das três unidades produtivas. As propostas serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial’.
O que aconteceu?
- Uma tempestade atingiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) na última segunda-feira (22/9)
- A marca ainda está levantando os prejuízos, mas não foram registradas fatalidades
- Por conta disso, as unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) estão com as atividades suspensas, afetando a produção de Corolla e Corolla Cross
- O lançamento do inédito Toyota Yaris Cross, programado para outubro, precisou ser revisto
Um forte temporal atingiu Porto Feliz (SP), a 130 km da capital paulista, na tarde desta segunda-feira (22/9), causando grandes estragos e atingindo em cheio a fábrica de motores da Toyota. A ventania arrancou quase todo o telhado do galpão, entortou estruturas metálicas e chegou a capotar um carro no pátio da unidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas ficaram levemente feridas. Todas estavam conscientes e foram levadas para atendimento em veículos da própria empresa.
A tempestade fez parte de uma frente fria que avançou pelo interior paulista e causou estragos em várias cidades, como Itu, Salto, Tietê e Sorocaba. Em Porto Feliz, as rajadas chegaram a 90 km/h, segundo a Defesa Civil, mas, pela dimensão dos danos, é provável que os ventos tenham superado os 100 km/h, de acordo com o site MetSul Meteorologia.
Ontem, 25 de setembro, a Toyota confirmou que as plantas do interior paulista tiveram a produção suspensa, pois Porto Feliz fornecia os propulsores para as linhas montagem de Corolla e Corolla Cross em Indaiatuba (SP) e Sorocaba. Da mesma forma, a marca confirmou que precisará rever a data de lançamento do Yaris Cross. O SUV compacto seria lançado em outubro e poderia ser o híbrido mais barato da marca no Brasil.