O Brasil não vê a cor de um Ford Focus desde 2019, quando o hatch médio deixou de ser feito na Argentina e importado para cá. Para dizer a verdade, o segmento de hatches médios nacional virou uma terra arrasada. Modelos como VW Golf, Honda Civic e Toyota Corolla são oferecidos nessa carroceria, mas apenas nas versões esportivas: respectivamente, GTI, Type R e GR. Além deles, apenas opções de marcas premium.
No entanto, o Focus seguiu a carreira normalmente na Europa, sendo oferecido em uma geração mais nova que aquele que a Ford ofereceu no Brasil até 2019. Isso incluiu a versão ST, opção mais esportiva, mas abaixo dos lendários Focus RS. Sabíamos que mesmo o Ford Focus sucumbiria à onda de SUVs na Europa, com a marca confirmando o final da produção para novembro. Mas a despedida sempre é difícil. O último Focus ST saiu da linha de montagem na fábrica de Saarlouis (ALE) na sexta-feira, 26 de setembro.
Galeria: Ford Focus ST Edition (2024)
Os pedidos para o Focus ST foram encerrados meses atrás, portanto, não é uma surpresa. Seu fim ocorre apenas alguns anos depois que a Ford descontinuou o Fiesta ST. Assim como aconteceu com o Focus, o Fiesta foi totalmente retirado da linha de produção. Em 2024, o CEO Jim Farley defendeu a eliminação dos hatchbacks, dizendo que a empresa não estava ganhando dinheiro com eles, apesar de serem “amados por muitos clientes”.
O fim do Fiesta em 2023 e do Mondeo no ano anterior afetou seriamente a presença da Ford na Europa. Sua participação de mercado no continente é agora de apenas 3,3%, abaixo da Hyundai e da Kia, cada uma com 4%. De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a Ford vendeu 260.342 carros nos primeiros oito meses do ano. A VW entregou quase três vezes e meia mais, sem contar suas muitas submarcas. A Skoda sozinha quase dobrou o volume da Ford.
O fim do ST também destaca como o segmento de hot hatch da Europa continua a diminuir. Recentemente, o Honda Civic Type R deixou de ser oferecido por lá devido a regulamentações de emissões mais rígidas. Os i20 N e i30 N da Hyundai já se foram há muito tempo, enquanto carros como o Peugeot 308 GTi são lembranças distantes. Isso não quer dizer que não existam opções. A VW ainda vende o Polo GTI e o Golf GTI/R, a Cupra oferece o Leon e a Audi tem o S3 e o RS3 Sportback.
As montadoras estão tentando direcionar os entusiastas para alternativas elétricas, como o Abarth 500e, o VW ID.3 GTX e o Peugeot E-208 GTi, mas é seguro dizer que os dias de glória dos hot hatches já se foram há muito tempo.
Quanto à fábrica de Saarlouis, ela permanecerá aberta até o final de 2032. Embora a produção de carros termine em breve, 1.000 empregos serão mantidos. Fala-se em novos modelos, mas a Ford não está dizendo onde eles serão fabricados. E quando dizemos “carros”, na verdade queremos dizer mais SUVs, com um novo modelo do tamanho do Focus aparentemente se juntando ao Puma e ao Kuga.
Ainda assim, temos esperança de que sejam carros de verdade, especialmente considerando a longa tradição de hatchbacks da Ford Europa. Enquanto isso, um aplauso para o ST e para o Focus como um todo.