Projeção adianta o novo BMW Série 3, que pode chegar já em 2027

Prepare-se para uma mudança radical no mundo da BMW. A Neue Klasse está aqui, e não é apenas para veículos elétricos. O design minimalista visto no novo SUV iX3 significa que um novo sedã Série 3 com a mesma linguagem não está muito longe de chegar.

Já era hora, também. O atual Série 3 estreou em 2018 (como modelo 2019) e recebeu uma modesta atualização em 2022 que, entre outras coisas, acrescentou todos os tipos de ângulos contrastantes ao painel frontal e o sistema multimídia iDrive 8.

No entanto, mesmo após a atualização, as vendas do Série 3 caíram 7,8% em 2024. Ou os compradores estão esperando pelo modelo da próxima geração ou não estão muito entusiasmados com essas atualizações.

O Neue Klasse mudará isso? Deixando o estilo de lado, o sedã da próxima geração da BMW será repleto de novas tecnologias. Isso inclui tudo, desde as motorizações até os recursos internos, embora muitos dos detalhes ainda não sejam conhecidos. Dito isso, já descobrimos algumas coisas sobre o novo modelo. Entenda o que você pode esperar do próximo BMW Série 3.

Como se chamará?

Apesar de toda a divulgação em torno da Neue Klasse, esse nome não será usado em um carro de produção. A próxima geração do Série 3 seguirá com a nomenclatura tradicional: o modelo elétrico será chamado de BMW i3 e as versões a combustão continuarão como Série 3.

A mudança maior virá na forma de identificar as versões: a marca deixará de usar o “i” no sufixo dos motores a combustão, para não confundir com os elétricos. Assim, por exemplo, o atual M340i passará a se chamar M350.

Como será o design?

O conceito Vision Neue Klasse, mostrado em 2023, serviu como base para a nova linguagem visual. Os protótipos flagrados confirmam que o novo Série 3 terá dianteira com grade em forma de duplo rim cobrindo quase toda a largura, faróis mais estreitos e entradas de ar retangulares no para-choque inferior.

A lateral manterá a tradicional curva Hofmeister na coluna C, mas com linhas mais limpas e superfícies planas. Já a traseira deve trazer lanternas horizontais finas e um visual mais geométrico em comparação ao modelo atual.

O Série 3 a combustão seguirá sobre uma versão atualizada da plataforma CLAR, enquanto o i3 terá a base totalmente elétrica da Neue Klasse, com proporções ligeiramente diferentes, como capô mais curto e teto menos inclinado.

Nossa projeção aponta que o Série 3 a combustão seguirá em uma versão modernizada da plataforma já utilizada pelo modelo atual. Já o i3 elétrico adotará a arquitetura exclusiva Neue Klasse, feita sob medida para veículos a bateria. Essa base deve permitir soluções mais ousadas no design, como um capô encurtado e um teto de perfil mais reto na coluna C, reforçando a diferença visual em relação à versão convencional.

O que há sob o capô?

O futuro — ao menos o de curto prazo — não será totalmente elétrico. A próxima geração do Série 3 deve manter as configurações atuais a combustão nos modelos que não são M: o 330i segue com o 2.0 turbo de quatro cilindros (255 cv) e as versões de seis cilindros em linha permanecem com o 3.0 turbo (386 cv).

Um novo M3 também está confirmado para mais adiante e deve adotar um seis-em-linha a gasolina com algum grau de eletrificação, mas os detalhes desse propulsor ainda não foram divulgados.

No i3 totalmente elétrico, potência e autonomia seguem em sigilo. É muito provável haver versões de dois motores (tração integral) e também uma opção de entrada com um motor traseiro (tração traseira). Já o M3 elétrico deve partir de quase 700 cv com tração traseira (indicando dois motores no eixo traseiro).

A arquitetura Neue Klasse, porém, suporta níveis de potência quase duas vezes maiores; se a BMW quiser, há hardware para chegar à faixa de 1.000 cv e enfrentar Tesla Model S Plaid e Lucid Air Sapphire.

E quanto ao interior?

No interior, o novo Série 3 deve adotar a mesma tela de 17,9″ do iX3, que se estende do lado do motorista até o centro do painel. A cabine, porém, não será tão minimalista quanto alguns poderiam imaginar.

A própria BMW já deixou claro ao Motor1 que continuará oferecendo botões físicos onde eles forem necessários. “Não se trata de um carro sem botões ou elementos de controle, essa não é a nossa visão”, disse a marca.

A empresa também ressaltou recentemente que suas pesquisas mostram que os motoristas ainda preferem comandos manuais para funções como o volume do som. Por outro lado, é pouco provável que o clássico botão giratório do iDrive volte a fazer parte do conjunto.

Preço e chegada

No Brasil, o BMW Série 3 atual parte de R$ 346.950 na versão 320 GP e pode chegar a R$ 892.950 no M3 Competition. A próxima geração deve trazer um reajuste moderado em relação a esses números, enquanto o novo i3 totalmente elétrico tende a ser mais caro, refletindo o investimento em tecnologia e eletrificação.

O primeiro modelo da linha Neue Klasse, o SUV iX3, já foi apresentado em 2025 durante o Salão de Munique. O novo Série 3 deve ser revelado até o fim deste ano, mas sua chegada às concessionárias está prevista apenas para 2027. Já o futuro M3, tanto a combustão quanto elétrico, deverá estrear na mesma época, consolidando a renovação completa da família.

Share it :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *