Todas as fotos que você viu do primeiro carro elétrico da Ferrari até agora foram enganosas. Isto porque a fabricante italiana estava usando o velho truque de mulas com carroceria do Maserati Levante. Mas isto parece ter mudado, já que o foi visto no que já parece ser uma unidade mais próxima da produção. E precisamos dizer: ele é ainda mais estranho do que se pensava.
Apesar de o carro das fotos parecer mais um derivado do infame conceito apresentado recentemente pela Jaguar, o Type 00, ou até da Tesla, não se engane: a Ferrari ainda está usando alguns adereços para não revelar a silhueta final do modelo.
Ainda assim, o perfil já deixa claro que não será um SUV e que o esportivo eletrificado terá quatro portas. Também chamam a atenção os enormes limpadores de para-brisa, sugerindo que o modelo não será pequeno. Por mais esquisito que o protótipo pareça, ainda é cedo para chamá-lo de feio.
A Ferrari se esforçou bastante para ocultar o design definitivo do elétrico, especialmente a metade traseira. O ângulo do vidro sugere uma linha de teto inclinada, enquanto a seção superior parece ter sido criada apenas para despistar. Uma análise mais cuidadosa dos para-lamas dianteiros também revela a espessura dos painéis falsos.
A camuflagem continua na dianteira, onde as luzes diurnas aparentam estar mais recuadas do que realmente estão. A Ferrari claramente fez sua lição de casa para disfarçar o protótipo. É improvável que um elétrico em plataforma dedicada tenha saliências tão longas, o que indica que a versão de produção será bem mais elegante.
Em comparação às mulas anteriores baseadas no Levante, as falsas saídas de escape quádruplas desapareceram. Ainda assim, a “Elettrica”, como vem sendo chamada, não perderá seu disfarce tão cedo.
O lançamento seguirá três etapas: em 9 de outubro, a Ferrari revelará apenas o “coração tecnológico” do elétrico; o conceito de design interior ficará para o início de 2026; e a estreia mundial acontecerá na próxima primavera europeia.
Quando isso acontecer, o primeiro carro da Ferrari sem motor a combustão ainda terá uma trilha sonora semelhante à de seus modelos atuais, utilizando sons artificiais para isso. Algumas das mulas baseadas no Levante já foram flagradas simulando o ronco de motores a gasolina, parte das “assinaturas sonoras” mencionadas pelo CEO Benedetto Vigna.
A Ferrari elétrica vem sendo prometida há anos. O projeto foi anunciado pela primeira vez em 2019, quando o então CEO Louis Camilleri previa um lançamento para a segunda metade desta década. As entregas aos clientes estão programadas para o fim de 2026. Segundo os rumores mais recentes, os preços devem ficar em torno de € 500.000, embora o valor ainda não tenha sido confirmado.