A notícia de que o Yaris hatchback não ganharia uma nova geração deixou muita gente triste. Afinal, estamos falando de um dos carros mais queridos do mercado brasileiro. Mas como diz o ditado: “Quem sai aos seus, não degenera.” A Toyota já tem um novo trunfo na manga, e o nome dele é AYGO X.

No mundo automobilístico, os hatchbacks não estão mais no auge da preferência dos consumidores. A tendência clara aponta para SUVs e sedãs dominando as vendas. Pensando nisso, a Toyota decidiu focar na nova geração do seu sedã e do SUV compacto. Entretanto, isso não significa que a montadora japonesa deixará o mercado de entrada desamparado: o AYGO X chega para preencher esse vácuo e, como dizem por aí, “chegou chegando”.

O AYGO X é construído sobre a nova plataforma modular GB, mais compacta que a TNG. Ele possui dimensões verdadeiramente compactas, com 3,70 metros de comprimento, 2,43 metros de entre-eixos e um peso de apenas 980 kg. Além disso, seu porta-malas tem uma capacidade de 261 litros, tornando-o um forte concorrente no mercado.

O AYGO X é equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros, exclusivamente a gasolina. Este motor entrega até 72 cavalos de potência, mas o que realmente impressiona é a eficiência no consumo de combustível: em ciclo misto, faz uma média de até 21,88 km/l. Quem diria que um carro a gasolina poderia ser tão econômico?

Mas o AYGO X não se resume apenas à economia de combustível. Este veículo compacto está repleto de tecnologia, incluindo faróis full LED adaptáveis, climatização digital, carregamento de celular por indução e até mesmo um sistema de som Premium da JBL. Além disso, a unidade de multimídia é a mesma que equipa a linha atual do Corolla no Brasil, com uma tela de 9 polegadas que oferece câmera de ré e GPS nativo.

A segurança também é um destaque do AYGO X, que já vem com freios a disco com ABS, controles de tração e estabilidade, e quatro airbags. As versões mais avançadas ainda incluem alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

O AYGO X chega a um mercado brasileiro cada vez mais competitivo, com a chegada da BYD e seu hatch 100% elétrico previsto para 2024. No entanto, o AYGO X tem tudo para ser um sucesso, especialmente entre aqueles que ainda têm alguma resistência a carros elétricos ou de origem chinesa.

Com preços estimados entre R$ 90.000 e R$ 110.000, o AYGO X é a aposta da Toyota para consolidar sua presença no segmento de compactos, encontrando um lugar perfeito para substituir o querido Yaris. E você, já decidiu qual será o seu próximo carro? O AYGO X parece uma opção promissora.