Atual topo de linha da CAOA Chery no país, o Tiggo 8 acaba de ganhar uma geração totalmente nova em seu mercado natal, a China. Por lá, vale lembrar, o modelo tem algumas variações bem diferentes do que é oferecido aqui, ou seja, não significa que ficaremos ultrapassados em relação ao SUV vendido lá fora.
Explicamos: ao todo, a família Tiggo 8 tem cerca de cinco variações no mercado chinês. São elas: Tiggo 8 Plus, Tiggo 8L, Tiggo 8 Zhuoyue Edition (que é igual ao nosso), Tiggo 8 Pro 2025 e o Tiggo 8 Plus CD-M.
O que mais chama a atenção, entretanto, é que o novo integrante dessa família oferecerá duas frentes diferentes, a depender do gosto do freguês. Uma delas lembra bastante o SUV atual, com farol na parte superior, mas sem arranjo dividido. Nela, há uma grande grade dianteira octogonal que, se você se esforçar bem, até lembra uma certa marca alemã.
A segunda, por outro lado, adere à moda dos faróis divididos atuais, com assinatura em LED na parte superior e os canhões de iluminações na parte inferior. A grade também é mais arredondada, mas ainda mantendo o efeito de diamantes e o tamanho generoso dos outros Tiggo 8. A traseira já deixa de lado a ousadia frontal e aposta na receita de quase todos os SUVs vindos do mercado asiático, com lanternas interligadas, placa no para-choque e tampa limpa.
Por enquanto, o interior ainda não foi revelado, mas não será surpresa se contar com grandes telas curvas como as presentes no Tiggo 8 Pro vendido no Brasil. No modelo nacional, o conjunto tem 24,6″ e incorpora o painel de instrumentos e a central multimídia em uma peça só. O resto do interior deve apostar no minimalismo, com poucos botões físicos.
As dimensões, quando comparadas ao Tiggo 8 vendido no Brasil, também são maiores: são 4,75 metros de comprimento, 1,88 metro de largueza e 1,71 metro de altura, ou seja, é 27 mm mais comprido, 20 mm mais largo e 35 mm mais baixo que o SUV oferecido por aqui. O entre-eixos também cresceu consideravelmente e foi de 2,71 m para 2,83 m.
Isto não quer dizer, entretanto, que a configuração interna permaneceu a mesma. Assim como no VW Tiguan de nova geração, o SUV ficou maior, mas perdeu a opção de levar sete passageiros, deixando essa missão para outro modelo.
Outro detalhe não revelado pela Chery é a motorização. Com o posicionamento e porte mais premium desse novo SUV, as opções de powertrain devem ser mais potentes do que as disponíveis hoje no Tiggo 8 Pro, que conta com um motor a gasolina 1.6 turbo de 180 cv e 28 kgfm de torque máximo, e câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas ou um motor a combustão 1.5 turbo a gasolina que trabalha em conjunto com mais dois elétricos. Juntos, entregam 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque.